A forma como você apresenta o seu negócio aos seus clientes faz toda a diferença, e no momento de decisão de compra há uma série de fatores que o usuário pode levar em conta antes de escolher a sua empresa como a ideal. Para isso, o primeiro passo para ter sucesso e conquistar os seus clientes de forma certeira é entender o seu negócio, e claro, entender o negócio do seu cliente. Mas como? É simples: construindo uma proposta de valor! Não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Pensando em te ajudar, nós fizemos este guia prático sobre como construir uma proposta de valor e aumentar ainda mais as suas vendas.
O que é uma proposta de valor?
Uma proposta de valor nada mais é do que você saber ressaltar os pontos positivos da sua empresa na hora de apresentar um serviço ou propor um negócio aos seus clientes. A proposta de valor tem como principal objetivo conquistar o cliente por meio da emoção, mas claro, amparado concomitantemente pela competência e boa reputação da sua empresa.
1. Domine o assunto
Um dos principais fatores durante uma apresentação comercial, é que você saiba sobre o que está falando com o seu cliente. Por isso, demonstre seu conhecimento sobre o assunto durante a apresentação para que o cliente sinta-se seguro em relação à sua empresa. Por isso, não poupe esforços para mostrar o potencial a sua empresa. Como? Aprimorando o seu conhecimento para que você seja exato e possa atingir as necessidades do seu cliente.
2. Faça um planejamento minucioso
O planejamento geral é muito importante para que você não se perca durante todo o processo. Inclua nas suas tarefas detalhes pequenos envolvendo desde o assunto abordado, objetivos a serem atingidos, estratégias que irão ser utilizada, bem como o diferencial que a sua empresa tem em relação às demais empresas do mercado.
3. Seja objetivo
A sua apresentação deve mostrar o valor da proposta de forma direta. Isso será decisivo para que o cliente feche negócio. Mas ainda que a objetividade seja importante, não se precipite em sua apresentação, e respeite sempre o tempo do cliente. Como? Dialogando, buscando compreender o momento pelo qual ele está passando, bem como os objetivos que ele pretende atingir dentro de determinado período.
4. Aposte na linguagem corporal
A linguagem corporal é essencial para que você transpire confiança e autoridade sobre o que você está falando, tudo isso é captado pelo subconsciente de quem está assistindo a sua apresentação. Estudos de psicologia sobre o assunto, dizem que uma linguagem corporal pode fazer pessoas mudarem suas opiniões, por conta disso, você deve se atentar a esse ponto. Para passar uma linguagem corporal de confiança e autoridade, a dica é olhar para frente e nos olhos das pessoas, mas nada exagerado, você também deve manter o peito projetado para frente, tendo uma melhor postura. Sobre as mãos, é importante que você gesticule enquanto fala, assim demonstra confiança e dominância sobre o que se está falando. Isso é o básico sobre linguagem corporal, mas suficientes para agregar valor à sua proposta.
Abra para perguntas
Por fim, é importante que no fim da apresentação, você abra um espaço para perguntas, pois, é comum surgirem dúvidas, e mais importante ainda é que você saiba respondê-las com maestria e segurança. Com essas dicas esperamos que você consiga apresentar uma proposta de valor ao seu cliente. Quer conhecer mais sobre o mundo do marketing? Não deixe de conhecer o Sitee!
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