Já imaginou a sua marca está na boca do povo, sendo discutida entre as pessoas e assim propagando cada vez mais a sua marca? Tudo isso é possível com o Buzz Marketing, uma técnica que pode trazer grandes benefícios e fazer com que a sua marca cresça cada vez mais no mercado de atuação, e assim, alcançando objetivos cada vez mais altos.
Quer conhecer mais sobre o buzz marketing e o que está técnica pode proporcionar para a sua marca? Continue a leitura logo abaixo e fique por dentro!
O que é o Buzz Marketing?
Basicamente, o buzz marketing é utilizar de técnicas para fazer com que a sua marca seja tema de conversa entre as pessoas, e assim, acabe por criar engajamento. O engajamento pode proporcionar uma serie de benefícios, tais como:
- Ganho de espaço no mercado
- Maior reconhecimento pelo público
- Crescimento no número de vendas
Isso e mais ainda, pois como uma pessoa pode ir comentando com a outra, os benefícios adquiridos vão crescendo proporcionalmente de acordo com a quantidade de pessoas que vão sendo atingidas.
Entretanto, é necessário não confundir o buzz marketing com o marketing viral, apesar de serem bastante parecidos em algumas características.
A principal diferença entre os dois tipos de marketing, está nos objetivos principais das técnicas. No viral, o objetivo é que as pessoas saibam da existência de sua marca no mercado. No buzz, o objetivo é mais profundo que este, pois o objetivo é que as pessoas comentem e debatam sobre a sua marca.
Quais as principais estratégias do Buzz Marketing?
O que se é pouco conhecido, é que existe uma ciência por trás do que pode influenciar e gerar os assuntos que as pessoas debaterão nas ruas, nas redes sociais e quando estão com os amigos e com a família.
De acordo com o publicitário Mark Hughes, autor do livro Buzzmarketing, que é grande referência no assunto, existem seis tipos de assuntos que podem gerar o buzz marketing, que também são conhecidos como “os seis botões do buzz”.
Os seis botões do buzz marketing são:
- O tabu
- O incomum
- O extraordinário
- O chocante
- O hilário
- O segredo
Cada assunto desse, podemos dizer que aciona um “botão” no cérebro das pessoas, o que torna muito difícil não comentar e discutir sobre com outras pessoas. E o melhor: As pessoas que são escolhidas para debaterem sobre o assunto, normalmente são pessoas que se encaixam no público-alvo de sua marca, impulsionando ainda mais os benefícios.
Como aplicar o Buzz Marketing?
Para aplicar o buzz marketing em uma campanha de publicidade de sua marca, você deve utilizar um dos botões para ser o tema de sua estratégia, pois somente assim é possível gerar o buzz marketing de fato.
Por exemplo, ao utilizar o assunto “tabu” em sua estratégia, você deve escolher um tabu que existe hoje na sociedade, e ao utiliza-lo em sua campanha, provavelmente a sua marca será tema de debate entre as pessoas.
Outro exemplo, ao escolher o assunto “segredo”, fará com que as pessoas debatam suas teorias e especulações sobre o que a sua marca está preparando para o futuro de seus clientes.
É importante ter em mente que o assunto escolhido e a estratégia da campanha em si, estejam relacionadas a sua marca, principalmente em questões de missões, valores, visão e inclusive o seu público-alvo.
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